A regulamentação de profissionais, quaisquer que sejam as áreas, tem como função impedir que pessoas mal preparadas no assunto ou área, prejudique a sociedade.
Mas aqui no Brasil, com certeza, para muitas pessoas, só serviu, de certo modo, para nos prejudicar. Sem falar que aumentou bastante a burocracia, uma vez que a maioria dos conselhos foram pouco atuantes, sem punir os más profissionais que atuam nas áreas sem conhecimento, são corporativos e principalmente, não impedem que esses profissionais de pouco conhecimento, porém, diplomados, continuem prejudicando a nossa sociedade. Ou seja, no Brasil, a regulamentação só funciona como reserva de vagas no mercado de trabalho.
Praticamente, podemos afirmar que as pessoas que são a favor da regulamentação, principalmente aqui no Brasil, é muito provável que baseiam-se no fato dos profissionais formados estarem vulneráveis á pressões no mercado de trabalho e que os façam aceitar propostas de salários menores, desprezíveis. Mas na maioria dos casos os salários são compatíveis com profissionais que possuem o nível médio.
Logo,a SBC ( Sociedade Brasileira da Computação) se posiciona contra essa questão regulamentária que deixam disponíveis reservas no mercado de trabalho, que geralmente é baseada através da criação de um conselho de profissão em moldes tradicionais. Alguns exemplos, são: CRM, CREA, CRC , entre outros.
Mas há um grande porém, a SBC é favor da regulamentação desde que ajustem, digamos assim, alguns pontos e neles se exigem que os exercícios da profissão de informática deve ser livre e independente de diploma ou comprovação de educação formal. Outro ponto é que nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao pedido acima.
E então, você é a favor ou contra essa regulamentação?

Nenhum comentário:
Postar um comentário